Sobre Nós | Under Control 1156 | O Time de Robótica do Brasil

Sobre Nós

MAIS DO QUE ROBÔS

O Que é a Under Control 1156?


Já imaginou poder participar da maior competição de robótica do mundo do Ensino Médio, viajar aos Estados Unidos para competir, ganhar diversos prêmios e ajudar a promover a ciência e a tecnologia no Brasil e no mundo? É isso que o time Under Control 1156 vem fazendo há 18 anos! Fundado em 2002 no Colégio Marista Pio XII, Novo Hamburgo (RS), a equipe participa da FIRST Robotics Competition (FRC), competição anual de robótica. Mas mais do que construir robôs, nossa equipe tem a missão de inspirar pessoas a construir um futuro melhor através da ciência e tecnologia, ajudando no desenvolvimento de novos líderes em nossa sociedade.

Logotipo Under Control

Da Robótica Para a Vida: Entenda as Diferentes Áreas de Atuação do Nosso Projeto e Como Este Pode Mudar a Vida das Pessoas!

1 - Trabalho Voluntário

O slogan da competição a qual participamos é: “Mais do que Robôs”. Isso porque o objetivo dela não é apenas inspirar jovens a seguirem carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Ela também busca criar valores e oportunidades de mudança de vida àqueles que não possuem acesso à mesma educação que nosso time possui. A fim de fazer nossa parte, nós buscamos mostrar às pessoas menos privilegiadas o quão inspiradora a educação tecnológica pode ser. Por isso, nosso time realiza visitas em diversas instituições em nossa região para brincar e trazer felicidade a todos. Algumas das instituições nas quais realizamos esses projetos são: Instituo de Câncer Infantil, APAE, Hospital Regina, Escolas Públicas da Região.

previous arrow
next arrow
Slider

Nos últimos 7 anos, nosso time realizou mais de 1.500 horas de trabalho voluntário! Nosso time também adora ajudar em eventos de doações e arrecadações de fundos, roupas, brinquedos para lugares carentes!

2 - A Competição

A FIRST Robotics Competition (FRC), competição da qual participamos, ocorre anualmente. Ela consiste na construção de um robô em um prazo de 6 semanas a partir da data de divulgação do desafio (normalmente na primeira semana de janeiro). A cada temporada, um novo desafio é dado e o robô é construído com o propósito de cumpri-lo. Normalmente os desafios envolvem manipulação de objetos como caixas, bolas, discos, engrenagens, etc.

A competição ocorre em etapas regionais nos Estados Unidos, Austrália, Israel e México. Os times campeões de cada competição conseguem uma vaga na etapa mundial, que também ocorre nos Estados Unidos.

Nas partidas uma aliança composta por 3 robôs enfrenta outra aliança composta também por 3 robôs. As partidas duram 2 minutos e 30 segundos, dos quais os primeiros 15 segundos são dedicados a um período autônomo, onde os robôs completam tarefas sem serem controlados. Já nos outro 2 minutos e 15 segundos, cada robô é controlado por 2 estudantes.

Vale ressaltar que o clima entre todos os times é extremamente amigável, um dos pilares da competição. Além disso, a emoção de ver seu robô competindo e conseguindo completar as tarefas após 6 semanas de trabalho duro é muito recompensadora! A felicidade dos participantes pode ser vista no vídeo abaixo, quando nosso time se consagra campeão em 2018!

Para entender melhor, este é um vídeo da partida final da regional de 2018 em Iowa. O desafio deste ano consistia em colocar o máximo de cubos nas plataformas e ao final da partida escalar uma segunda plataforma:

3 - Expandindo o Lego e a Robótica ao Redor do Brasil e do Mundo

Nosso time participa da FRC, categoria a nível de ensino médio para estudantes de 14 a 18 anos. Mas também há categorias para alunos de ensino fundamental. A mais famosa delas é a FIRST Lego League (FLL), competição que utiliza robôs de Lego, muito popular hoje em dia no Brasil.

Nosso time trabalha para ajudar na criação de novos times de FLL, na progressão deles para a FRC e na organização de eventos oficiais ao redor de todo o Brasil e até em outros países! Nossos membros atuam como juízes nessas competições, avaliando os times e proporcionando uma ótima experiência a todos os participantes.

Abaixo segue uma imagem com todos os lugares nos quais tivemos membros como voluntários nessas competições nos últimos anos:

4 - Ajuda a Outros Times

A FIRST não é apenas sobre robôs, mas também sobre ajudar os outros! Portanto, sempre buscamos ajudar os times que cruzam pelo nosso caminho, ajudando-os a se tornar times melhores e inspirando-os a replicar essa ação para assistir mais times.

Em parceria com a John Deere, nosso time participou da criação e mentorização de 4 novos times de FLL. Além disso, dezenas de times foram mentorizados e assistidos por nós durante as competições nas quais fomos voluntários. Por exemplo, criamos um time composto por estudantes de diferentes escolas públicas de Novo Hamburgo.

Desenvolvemos um programa de 1 dia para criar e mentorizar novos times de FLL em outras cidades. Todo ano também sediamos um evento treino para times da nossa região que se qualificaram para o evento nacional, ajudando-os a melhorar e ter uma dose extra de diversão!

Em setembro de 2019, trabalhamos no Off Season Brazil, a primeira competição de FRC brasileira desde 2008. Essa competição contou com mais de 10 times, vindos de todos os cantos do Brasil! No ano de 2018, trabalhamos para mentorizar e ajudar a criar 4 novas equipes de FRC no Brasil, todas patrocinadas pelo SESI. Além disso, mentorizamos também os primeiros 16 times brasileiros de First Tech Challenge (FTC), outra modalidade da FIRST.

previous arrow
next arrow
Slider

5 - Áreas de Trabalho dentro do Time

Dentro da Under Control, existem diversas áreas técnicas e não técnicas. Entre as técnicas, temos: Design de Robô, Mecânica, Pneumática, Elétrica, Programação e Scouting/Análise de Dados. Já as áreas não técnicas são compostas por: Logística, Marketing, Redação de Prêmios, Mídia, Arrecadação de Fundos e Advocacia.

Ou seja, tem espaço pra todo mundo dentro de uma única equipe de robótica!

Vale destacar que robótica ser só para nerds e pessoas que são boas em matemática e física é somente um mito!

A robótica é sim para aqueles que gostam de tecnologia, engenharia e matemática, mas é também àqueles que gostam de ajudar os outros, de fazer as coisas acontecerem, que têm vontade de aprender habilidades que não são ensinadas em sala de aula. Também é para quem gosta de fotografia, administração, advocacia, marketing digital, logística e diversas outras áreas. A robótica é para todos e é um projeto que muda vidas!

6 - Desempenho na Competição

Nos últimos anos o Under Control 1156 vêm colhendo os resultados de anos de trabalho duro, através de seu desempenho durante as competições.

2014

  • Campeões da Etapa Regional de Long Island;
  • Prêmio de Empreendedorismo em Long Island;
  • Prêmio de Inovação em Controle em Nova York City patrocinado pela Rockwell Automation;
  • Vice-Campeões da Etapa Regional de Nova York City;
  • Classificação para a Etapa Mundial.

2015

  • Primeiro Colocado na fase Qualificatória em Virgínia;
  • Prêmio de Espírito de Equipe em Virgínia;
  • Prêmio de Inovação em Controle em Nova York City patrocinado pela Rockwell Automation;
  • Classificação para os Payoffs da Etapa Mundial;
  • Classificação para a Etapa Mundial.

2016

  • Prêmio de Design Industrial patrocinado pela General Motors;
  • Campeões da Etapa Regional de Long Island;
  • Prêmio de Qualidade em Long Island patrocinado pela Motorola;
  • Classificação para a Etapa Mundial.

2017

  • Prêmio de Qualidade em Hudson Valley patrocinado pela Motorola;
  • Campeões da Etapa Regional de Long Island;
  • Prêmio de Empreendedorismo em Long Island;
  • Classificação para os Playoffs da Etapa Mundial.

2018

  • Regional Winners (Iowa Regional);
  • Gracious Professionalism Award (Iowa Regional);
  • Regional Chairman's Award (NY Tech Valley Regional);
  • Regional Winners (NY Tech Valley Regional);
  • Classificação para os Playoffs do Mundial.

2019

  • Chairman's Award Winner (Hudson Valley Regional);
  • Realização do primeiro campeonato de FRC no Brasil em 10 anos (Off Season Brazil);
  • Off Season Brazil Winners;
  • Classificação para a Etapa Mundial.

2020

  • Chairman's Award Winner (Finger Lakes Regional);
  • Dean's List Finalist (Finger Lakes Regional).

Alguns outros prêmios conquistados em anos anteriores: Melhor Calouro, Campeão da Regional do Brasil em 2008, Prêmio dos Juízes, Prêmio de Inspiração em Engenharia, Prêmio de Segurança.

7 - Intercâmbio Cultural

Agora imagine: além de competir em outro país e ter a chance de conhecer pessoas incríveis da área da ciência e tecnologia, você ainda tem a oportunidade de viajar por vários estados dos Estados Unidos, conhecer lugares incríveis, passar alguns dias em casas de alunos de times americanos e até os acompanhar durante suas aulas. Tudo isso acontece durante nossas viagens!

O time já conheceu: Uruguai, Nova York, Virgínia, Washington D.C., Saint Louis, Houston, Chicago, San Diego, Iowa e diversos outros!

8 - Espírito de Equipe

Mas acima de tudo, a Under Control é uma família que compartilha momentos de alegria e leva sempre esse espírito consigo, contagiando aqueles que estão ao redor, tornando essa família maior cada vez mais! O que seria de nós sem amigos, não é mesmo?

previous arrow
next arrow
Slider

9 - Off Season Brazil

Entre os dias 27 e 28 de Setembro de 2019 no Colégio Marista Pio XII (sede da equipe), ocorreu a primeira competição de FRC no país em mais de uma década (2008). O evento contou com a presença de mais de 150 pessoas divididas em 11 equipes de diferentes estados brasileiros, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Aberto e criado pelas equipes 1156 e 1772, o Off Season BR funcionou como uma simulação de um campeonato regional, o qual estamos acostumados a disputar em solo americano, com partidas qualificatórias, semifinais e finais. Tivemos três categorias presentes: FRC, FTC e FLL, com 11, 2 e 3 times respectivamente. Além das partidas, ocorreram avaliações de prêmios e workshops organizados entre as equipes.

previous arrow
next arrow
Slider

10 - Girls In Control

Afim de aumentar a representatividade feminina na equipe e ao mesmo tempo atrair novas integrantes, desenvolveu-se o projeto Girls In Control, idealizado pelas meninas que já participavam da Under Control. O projeto tem como principal objetivo mostrar que a inclusão feminina dentro do STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) é de fundamental importância para a igualdade do mercado de trabalho. O trabalho vem dando resultado, tendo em vista que integração de meninas no time aumentou de 36% (2019) para 44% (2020), sendo que mais da metade dos novos integrantes da equipe são mulheres. Durante o evento offseason realizado em nossa escola, as meninas tiveram seu próprio robô, que foi projetado, construído e pilotado inteiramente por elas.

previous arrow
next arrow
Slider