Competição

Nosso time participa anualmente da FIRST Robotics Competition (FRC), a maior competição de robótica educacional a nível de ensino médio do mundo! Ela tem o objetivo de inspirar jovens a seguirem carreiras nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática e é apoiada por astros do esporte americano e figuras públicas como o cantor Will.I.Am. Mas não só isso, ela também é uma competição que promove valores entre seus participantes e tem como slogan a frase “Mais do que Robôs”.

Como Funciona a Competição?

A cada temporada um novo desafio é lançado, o qual normalmente é revelado na primeira semana de janeiro. A partir da data de revelação, os times tem um prazo de 6 semanas para construir um robô que cumpre as tarefas propostas.

Para a construção do robô, todos os times utilizam o mesmo sistema de controle. Apesar de existirem regras que limitam o tamanho, peso, uma quantidade máxima de motores e atuadores, e alguns materiais que não podem ser utilizados, o time tem liberdade para construir o robô da maneira que bem entender e achar melhor, utilizando toda sua criatividade.

Após as 6 semanas de construção, ocorrem competições regionais em diversos países ao redor do mundo, como: Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Israel, entre outros. Os campeões de cada evento se classificam para a etapa mundial, que ocorre nos Estados Unidos.

Mais do que Robôs

A FIRST é muito mais do que apenas uma competição de robótica. Ela é uma competição que têm na sua base valores morais como o “Gracious Professionalism” que representa a cordialidade e respeito mútuo entre as equipes, sempre ajudando todos ao seu redor dar o seu melhor; e o “Coopertition”: uma união das palavras cooperação e competição.

Os times trabalham duro não só para construir seu robô, mas também para transmitir todo seu conhecimento adiante, ajudar os outros, criar condições e oportunidades para as pessoas menos favorecidas e assim melhorar a qualidade de vida, acesso a educação, tecnologia e direitos básicos ao redor do mundo.

A FIRST é mais do que robôs. Os robôs são um veículo para os estudantes aprenderem importantes habilidades da vida. Muitas vezes os estudantes vêm sem saber o que esperar da competição, nem deles mesmos. Mas eles saem, mesmo após uma única temporada, com visão, confiança e com uma consciência de que podem criar seu próprio futuro.

Dean Kamen - Criador da FIRST

A Premiação - Quais São os Prêmios e o Que Representam

Durante a competição as partidas ocorrem no seguinte formato: duas alianças se enfrentam, ambas formadas por 3 robôs (um robô por time). Além do prêmio de campeão da competição, existem diversos outros prêmios técnicos e não-técnicos.

Dentre os prêmios técnicos, existem:

  • Prêmio de Qualidade - Celebra um robô robusta no conceito e fabricação.
  • Prêmio de Design Industrial - Celebra a função e a forma de um robô eficiente que é capaz de realizar os desafios do jogo de maneira eficaz.
  • Prêmio de Inovação em Controle - Celebra um sistema de controle inovador ou a aplicação de componentes de controle - elétrico, mecânico ou software - para criar funções únicas para o robô.
  • Prêmio de Excelência em Engenharia - Celebra uma função elegante e vantajosa do robô.

Já entre os prêmio não técnicos, existem:

  • Prêmio de Empreendedorismo - Celebra um espírito empreendedor reconhecendo um time que desenvolveu a estrutura para um plano de negócios completo e compreensivo afim de visualizar, gerenciar e alcançar os objetivos do time.
  • Prêmio de Inspiração a Engenharia - Celebra um sucesso excepcional em avançar o respeito e a apreciação pela engenharia dentro da escola do time e em sua comunidade. Este prêmio garante vaga na etapa mundial.
  • Chairman's Award - O prêmio mais prestigiado da competição. Honra o time que melhor representa um modelo para outros times se basearem e que melhor incorpora o propósito e objetivos da FIRST. Este prêmio garanta vaga na etapa mundial e, caso conquistado na etapa mundial, garante vaga vitalícia no evento.

Por Fim, A Competição Entre Robôs!

Quer ver na prática como é a competição entre os robôs? Então assite aí embaixo alguns vídeos!!

Vídeo da Partida Final da Regional de 2014, Quando Fomos Campeões em Long Island pela Primeira Vez:

O objetivo do jogo era trocar passes entre a equipe, atirar a bola por cima da barra de ferro no meio da quadra e depois fazer gol em cima (mais pontos) ou em baixo (menos pontos).

Partida de 2015 com Alta Pontuação:

O objetivo do jogo era empilhar o maior número de caixas possível. Pilhas com lixeiras em cima ganhavam pontuação extra.

Partida de 2016 Quando Fomos Campeões de Long Island Pela Segunda Vez:

O objetivo do jogo era atirar bolas no castelo inimigo e passar pelos obstáculos do meio do campo.
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.