Competição

Nosso time participa anualmente da FIRST Robotics Competition (FRC), a maior competição de robótica educacional a nível de ensino médio do mundo! Ela tem o objetivo de inspirar jovens a seguirem carreiras nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática e é apoiada por astros do esporte americano e figuras públicas como o cantor Will.I.Am. Mas não só isso, ela também é uma competição que promove valores entre seus participantes e tem como slogan a frase “Mais do que Robôs”.

Como Funciona a Competição?

A cada temporada um novo desafio é lançado, o qual normalmente é revelado na primeira semana de janeiro. A partir da data de revelação, os times tem um prazo de 6 semanas para construir um robô que cumpre as tarefas propostas.

Para a construção do robô, todos os times utilizam o mesmo sistema de controle. Apesar de existirem regras que limitam o tamanho, peso, uma quantidade máxima de motores e atuadores, e alguns materiais que não podem ser utilizados, o time tem liberdade para construir o robô da maneira que bem entender e achar melhor, utilizando toda sua criatividade.

Após as 6 semanas de construção, ocorrem competições regionais em diversos países ao redor do mundo, como: Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Israel, entre outros. Os campeões de cada evento se classificam para a etapa mundial, que ocorre nos Estados Unidos.

Mais do que Robôs

A FIRST é muito mais do que apenas uma competição de robótica. Ela é uma competição que têm na sua base valores morais como o “Gracious Professionalism” que representa a cordialidade e respeito mútuo entre as equipes, sempre ajudando todos ao seu redor dar o seu melhor; e o “Coopertition”: uma união das palavras cooperação e competição.

Os times trabalham duro não só para construir seu robô, mas também para transmitir todo seu conhecimento adiante, ajudar os outros, criar condições e oportunidades para as pessoas menos favorecidas e assim melhorar a qualidade de vida, acesso a educação, tecnologia e direitos básicos ao redor do mundo.

A FIRST é mais do que robôs. Os robôs são um veículo para os estudantes aprenderem importantes habilidades da vida. Muitas vezes os estudantes vêm sem saber o que esperar da competição, nem deles mesmos. Mas eles saem, mesmo após uma única temporada, com visão, confiança e com uma consciência de que podem criar seu próprio futuro.

Dean Kamen - Criador da FIRST

A Premiação - Quais São os Prêmios e o Que Representam

Durante a competição as partidas ocorrem no seguinte formato: duas alianças se enfrentam, ambas formadas por 3 robôs (um robô por time). Além do prêmio de campeão da competição, existem diversos outros prêmios técnicos e não-técnicos.

Dentre os prêmios técnicos, existem:

  • Prêmio de Qualidade - Celebra um robô robusta no conceito e fabricação.
  • Prêmio de Design Industrial - Celebra a função e a forma de um robô eficiente que é capaz de realizar os desafios do jogo de maneira eficaz.
  • Prêmio de Inovação em Controle - Celebra um sistema de controle inovador ou a aplicação de componentes de controle - elétrico, mecânico ou software - para criar funções únicas para o robô.
  • Prêmio de Excelência em Engenharia - Celebra uma função elegante e vantajosa do robô.

Já entre os prêmio não técnicos, existem:

  • Prêmio de Empreendedorismo - Celebra um espírito empreendedor reconhecendo um time que desenvolveu a estrutura para um plano de negócios completo e compreensivo afim de visualizar, gerenciar e alcançar os objetivos do time.
  • Prêmio de Inspiração a Engenharia - Celebra um sucesso excepcional em avançar o respeito e a apreciação pela engenharia dentro da escola do time e em sua comunidade. Este prêmio garante vaga na etapa mundial.
  • Chairman's Award - O prêmio mais prestigiado da competição. Honra o time que melhor representa um modelo para outros times se basearem e que melhor incorpora o propósito e objetivos da FIRST. Este prêmio garanta vaga na etapa mundial e, caso conquistado na etapa mundial, garante vaga vitalícia no evento.

Por Fim, A Competição Entre Robôs!

Quer ver na prática como é a competição entre os robôs? Então assite aí embaixo alguns vídeos!!

Vídeo da Partida Final da Regional de 2014, Quando Fomos Campeões em Long Island pela Primeira Vez:

O objetivo do jogo era trocar passes entre a equipe, atirar a bola por cima da barra de ferro no meio da quadra e depois fazer gol em cima (mais pontos) ou em baixo (menos pontos).

Partida de 2015 com Alta Pontuação:

O objetivo do jogo era empilhar o maior número de caixas possível. Pilhas com lixeiras em cima ganhavam pontuação extra.

Partida de 2016 Quando Fomos Campeões de Long Island Pela Segunda Vez:

O objetivo do jogo era atirar bolas no castelo inimigo e passar pelos obstáculos do meio do campo.